Gramáticas da natureza é um projeto que une arte, ciência e educação para aproximar as pessoas da natureza. Articula dimensões pedagógicas, científicas e estéticas para desenvolver experiências de encontro sensível com a natureza que possam ser corporificadas.
A partir da ideia Goetheana de aproximação íntima entre sujeito e objetos, entendemos a necessidade do desenvolvimento de linguagem para o estabelecimento de diálogos com o mundo natural e expressão de seus fenômenos. E se é na infância que as linguagens melhor se desenvolvem, criamos propostas que estimulam o estado de infância em pessoas de todas as idades, como estado de abertura e maravilhamento em que a primazia da curiosidade guia os encontros.
Pedagoga pela USP e pós-graduada no curso “A arte de ensinar arte: expressões singulares” pelo Instituto Singularidades, atua na área da Educação desde 2008. Atuou como professora durante quinze anos em escolas como Escola da Vila, Escola Santi e Colégio Santa Cruz. Atualmente atua como educadora no Ateliê Binah ao lado de Stela Barbieri, e se dedica à concepção de oficinas, ateliês, formações e assessorias na intersecção entre arte, natureza e educação, em espaços formais e não formais.
Entusiasta de uma educação cooperativa e sensível, onde as capacidades individuais são fortalecidas e potencializadas em processos coletivos, acredita na construção de conhecimento a partir de percursos investigativos significativos que surgem da observação e escuta atenta dos interesses, perguntas e curiosidades de adultos e crianças. Tem a natureza, o uso de diferentes linguagens e a dimensão estética como norteadores de sua atuação.
Biólogo pela USP e Mestre em Ciências pelo Dpto. de Botânica do IB-USP, fotógrafo e cozinheiro autodidata, atua como artista multidisciplinar entre as linguagens da arte, ciência, cozinha e tecnologia. É consultor em biomimética e assessor para projetos de arte e tecnologia além de professor da graduação em design do Istituto Europeu di Design com a disciplina "Biodesign". É maker, com experiências em invenção de dispositivos para cenografia, empresas e produtos, e em educação mão na massa em diversas escolas.