oficina desenvolvida para a Casa Ema Klabin
jardim:
Zona de contato entre seres, que abriga dimensões simbólicas e materiais da natureza na proximidade da vida íntima cotidiana. O jardim é porta para o mundo externo no interior das casas, onde a intenção se encontra com as forças vivas produzindo fluxos de aproximação e distanciamento entre espécies. O jardim participa da primeira camada de contato nas dinâmicas ecológicas de humanos e mais que humanos e é um dos elos de ligação entre natureza e cultura.
A partir da abordagem Gramáticas da Natureza que integra arte e ciência, esta oficina organizada em dois encontros, propõe investigar o jardim como território poético. Por meio de práticas de presença, expansões estéticas e conceituais, dialogaremos com autores/as, filósofos/as, artistas e pensadores/as, propondo aos participantes caminhos de encontro com as formas, texturas, cores e seres mais que humanos que compõem essa paisagem.
Como desdobramento desse percurso criaremos cartografias do jardim através de diferentes linguagens da arte e da ciência reunidas em práticas de ateliê.
Ao final criaremos uma pequena publicação (em forma de zine) como memória de expressão do jardim.
novembro 04, 2025