serra da canastra
22 a 27 de julho

parque nacional da serra da canastra

A Serra da Canastra é uma formação localizada no estado de Minas Gerais, próxima às cidades de Franca e de Uberaba. O parque abriga um remanescente amplo e megadiverso de Cerrado, com representantes de muitos grupos de plantas, fungos, insetos, aves e mamíferos. As condições desse bioma favorecem o endemismo de espécies e a diversificação de formas de vida e estratégias ecológicas. Nos 71,5 mil hectares protegidos há formações de Cerrado como os campos, as matas secas e os campos rupestres; além disso, no entorno dos rios e cachoeiras estendem-se manchas de Mata Atlântica. 

trilhas e cachoeiras

Diariamente desfrutaremos de trilhas pelo território, considerando a caminhada como prática de atenção e presença. Conheceremos diferentes paisagens passando por mirantes, cachoeiras, nascentes e trilhas pelo Cerrado.


Durante a viagem faremos diversos convites aos participantes para que conheçam a Serra da Canastra com o tempo e a atenção presente.

Compartilhamos aqui apenas alguns desses convites:


Cachoeira Casca d’Anta – poço, trilha e mirante

Nascente do Rio São Francisco – ambiente paludoso, ninhos de carcará e origens das águas

Visita aos produtores locais – queijo canastra, carne de lata e outros

Cachoeira do Fundão – trilha, piscinas naturais, poço e campo rupestre

Mirantes – Curral de Pedras, Garagem de Pedra, Casca d’anta, etc

Expedição noturna no parque – observação do céu e de animais de hábitos noturnos


Caminhadas e trilhas: durante a viagem faremos trilhas de nível fácil a moderado. Estaremos sempre com nosso micro ônibus e carro de apoio 4×4 em caso de necessidade.


Lembramos que todas as atividades propostas são convites opcionais, não sendo obrigatória a participação.


observação do território

Ao longo da viagem observaremos a grandeza do Cerrado com o apoio dos dispositivos e linguagens da ciência para ampliar e expandir percepções.

visitas aos produtores locais

Visitaremos produções artesanais locais para conhecer técnicas e processos, degustaremos produtos especiais, sempre guiados pelos saberes tradicionais da comunidade.

hospedagem

Durante toda a viagem estaremos hospedados na pousada aconchegante e integrada à natureza da Karine, antropóloga, moradora e pesquisadora da Serra da Canastra, que será nossa anfitriã local. A pousada conta com acomodações coletivas e para casais, todas com banheiro privativo, além de varandas com redes, cozinha integrada, espaços de convivência e um amplo quintal arborizado.

Todas as refeições  estão inclusas no pacote (café da manhã, lanches para as trilhas e jantar) e serão preparadas pela Karine com produtos do território.

A pousada está localizada numa área privilegiada de fronteira com o parque, onde vive uma das comunidades tradicionais da Canastra. Dela, temos fácil acesso a diferentes fisionomias de Cerrado, cachoeiras, mirantes e trilhas. Estaremos em contato também com famílias envolvidas com a preservação da cultura tradicional através de processos, produtos e expressõe

práticas de ateliê

Durante a viagem teremos momentos de práticas livres de ateliê, contaremos com as linguagens da arte pra dar expressão a percepções e descobertas. Não é necessário ter experiência prévia com as linguagens, as desenvolveremos juntos.

expedição fotográfica

Faremos saídas pelo território afim de desenvolver o olhar para a paisagem e suas nuances, utilizando a linguagem fotográfica como ponte de aproximação e contato com a natureza. Para essa proposta não é necessário ter uma câmera fotográfica nem experiência prévia.

informações

Valor total: 

R$4.800 no crédito em até 12x (com juros) ou 4% de desconto no pix (R$4.608) 

 

o pacote inclui:

– translado (microônibus) de São Paulo para Serra da Canastra (ida e volta) e deslocamentos diários dentro do parque

– hospedagem em pousada (quarto de casal ou coletivo)

– alimentação (café da manhã, lanches para trilhas e jantar) 

– visita aos produtores locais

– convites e proposições do Gramáticas da Natureza

 

comunicação, segurança e saúde

– na vila onde ficaremos há pouco sinal de celular mas a pousada oferece wifi estável 

– o grupo se deslocará pelo território em micro ônibus próprio para estradas de terra e teremos um carro de apoio 4×4 no local para transportes mais ágeis e emergenciais

– na cidade mais próxima, São Roque de Minas, há infra estrutura de apoio com hospitais, farmácias e rodoviária

– temos sempre um membro da equipe com formação de primeiros socorros pelo Corpo de Bombeiros e material de socorro com medicamentos

– o grupo será sempre acompanhado de um biólogo com 30 anos de experiência na natureza

– teremos apoio da nossa parceira local para contato com a comunidade, deslocamentos no território e resolução de problemas

entre em contato com a gente se tiver dúvidas

viagens anteriores